Anitápolis

Inicialmente fazendo parte de Santo Amaro da Imperatriz, o município de Anitápolis foi emancipado em 1961 e recebeu este nome em homenagem à heroína Anita Garibaldi. Localizado numa área de difícil acesso, mas em região de rica vegetação com várias nascentes, Anitápolis possui potencial para o turismo rural e ecológico e principalmente para a prática de canoagem e pescaria. Colonizada por Alemães, a maioria da população trabalha no campo, sendo que a agricultura permanece como a base econômica da cidade desde os seus primeiros tempos e a pecuária é apenas para a subsistência.

Aspectos Físicos, Geográfico:

Área Territorial: 542 km2.

Situação Geográfica: Situada na Região da Grande Florianópolis, Mesorregião da Serra do Tabuleiro e Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, podendo ser considerado Corredor Ecológico.

Altitude: 600m no centro, 1.400m no interior e até 1.700m na Serra Geral.

Clima: Mesotérmico Úmido, com ocorrência de fortes geadas no inverno.

População: 3.214 habitantes (IBGE 2010)

Gentílico: Anitapolitano

 

ANITÁPOLIS

Em 1907, o Governo Federal instalou nas terras onde hoje está é o Município de Anitápolis, um Núcleo Colonial para acolher imigrantes europeus, sua maioria alemães. Anitápolis foi à última Região com acesso partindo de Florianópolis, a ser povoada.

Por todo o município é possível visualizar de forma eminente a origem alemã dos nossos antepassados, existem várias casas em estilo germânico que embelezam a cidade tanto no Centro como no interior, além de diversas grutas.

Toda a área territorial é acidentada topograficamente, formada por montanhas, vales e picos, além da Serra Geral. Anitápolis está localizada em um ponto estratégico do Estado de Santa Catarina, cujo território faz parte de bacias hidrográficas de maior importância para a região. O município tem vastas áreas verdes em toda sua extensão, onde nos rios e riachos existem saltos e cachoeiras de beleza incomparáveis com até 200m de altura.

É forte também a tradição de cavalgadas, que percorrem todo o interior do município, sendo a principal, a Cavalgada dos Amigos de Anitápolis - na Festa do Colono.

Anitápolis é conhecido como “Paraíso de Rios e Cascatas”, tem cerca de 6 nascentes por Km², sendo um total estimado de 3.300 dessas preciosidades.

Por ter essa geografia o município é muito procurado para o turismo de aventura.

É reconhecido como Destino Referencia em Turismo Rural juntamente com Rancho Queimada, Santa Rosa de Lima e Urubici com o Projeto da Associação da Acolhida na Colônia. O Programa Acolhida na Colônia visa a valorização da vida no campo através do agroturismo, buscando integrar o turismo com a agricultura familiar, e compartilhar saberes, histórias, cultura e paisagens… As Pousadas Rurais oferecem hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha, a tradicional fartura nas mesas e passeios pelo campo e pelas matas.

A economia do Município baseia-se na agricultura hortifrutigranjeira: destacando a olericultura, apicultura, gado leiteiro e avicultura. O município é hoje um dos maiores produtores de brócolis-ninja e chuchu do Estado de Santa Catarina, além de produzir mel de excelente qualidade, conta com aviários e também com a atividade leiteira onde aproximadamente 90% do rebanho do município é de gado Jersey.

 

Fatos importantes da História Catarinense aconteceram por aqui:

PATRONATO AGRÍCOLA:

Foi construído na época da Colonização objetivando abrigar jovens rebeldes vindos das grandes metrópoles entre 1919 e 1932, os mesmos eram trazidos para o local com intuito educativo. O Patronato Agrícola era uma espécie de colônia/escola correcional e profissionalizante, e objetivava educar estes jovens para viverem novamente em sociedade.


COMBATE DA SERRA DA GARGANTA:

A Estrada da Serra da Garganta era o único elo de ligação do Sul do Estado com a Capital na década de 30.  Foi construída entre os morros íngremes e florestas densas.

Em 1930, ocorreu em um ponto estratégico do local o ultimo Combate da Revolução de 1930 travado em terras catarinenses, onde um movimento armado liderado pelos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul que culminou com o golpe de Estado em favor de Getúlio Vargas e que depôs o presidente Washington Luís. O Combate da Serra da Garganta aconteceu no dia 17 de outubro, onde dando apoio a Getúlio, os revolucionários gaúchos tomaram o rumo a Capital do Estado de Santa Catarina passando por Anitápolis. Civis e soldados da Força Pública de Santa Catarina entrincheiraram-se na Serra da Garganta para cercar as Forças Armadas vindas do Sul, onde aconteceu o violento combate, com muitos mortos e feridos.

 

Festas Anuais:

Janeiro - Festa do Padroeiro São Sebastião

Setembro - Stammtisch

Outubro/Novembro – Fest der Siedler (Festa do Colono)

 

BANDA MUNICIPAL DE ANITÁPOLIS

O Projeto visa instigar habilidades musicais em crianças jovens e adultos.

A Banda Municipal de Anitápolis iniciou suas atividades em 2002. Desde então o grupo vem se renovando e crescendo, continua preparando músicos e abrilhantando os eventos locais e de municípios da região. Ao longo destes anos já preparou bons músicos.

Esses saberes musicais são transmitidos e relacionados valorizando situações da cultura local e a tradição, com destaque para as marchinhas alemãs que emocionam e encantam.

 

Grupo de Dança CORPO E MOVIMENTO DO MUNICÍPIO DE ANITÁPOLIS, com tradução para o Alemão: VOLKSTANZGRUPPE KÖRPER in Bewegung DE ANITÁPOLIS

Buscando o resgate cultural e concretização dos costumes de nossos antepassados, aliado a prática de lazer e sociabilidade, criou-se em março de 2000 o Grupo de Dança Germânica, atendendo crianças a partir de 06 anos a jovens e adultos.

O objetivo desse projeto é transmitir a cultura germânica de forma sadia e agradável, onde o trabalho de educação cultural é abordado a fim de ajudar crianças e jovens a desenvolverem consciência global das questões relativas ao meio, para que assumam posições afinadas com os valores referentes à época da colonização.

 

Contato:
Prefeitura Municipal de Anitápolis
(48) 3256-0131/3256-0188
culturismo@anitapolis.sc.gov.br
www.anitapolis.sc.gov.br

Galeria de Fotos
Agenda
    Não há registros para serem exibidos