Santo Amaro da Imperatriz

Santo Amaro da Imperatriz é uma cidade tranquila, localizada há 32 quilômetros de Florianópolis e com forte apelo turístico por conta das suas fontes de águas termais.

Terra por onde passaram nobres como Dom Pedro II e sua Teresa Cristina Maria de Bourbon. Conta a história que ele mandou construir um prédio com quartos e banheiras para os visitantes em busca de alívio para suas dores. Algumas delas existem até hoje, em um dos hotéis históricos da cidade.

Sua população é de aproximadamente 22.000 habitantes. Possui uma área de 352,4 km² quase 72% situados em área de preservação permanente. Está ligado ao planalto e ao litoral catarinense pela rodovia BR-282 e é cortado pelo Rio Cubatão.

Está a uma altitude média de 18 metros. Com uma economia que gira em torno  do comércio local, Poém, vem se destacando  com muita expressão no turismo, devido suas grandes belezas naturais , aguas termais, hatelaria, , turismo de aventura, ecoturismo as festividades religiosas e culturais bem como o Turismo religioso que se destaca como um dos mais procurados .

DAS ÁGUAS TERMAIS

A colonização de Santo Amaro da Imperatriz está ligada à descoberta da fonte de águas termais, em 1813 em Caldas da Imperatriz. Em 1818, o rei Dom João VI, determinou a construção de um hospital e uma estância termal. Em outubro de 1845, Santo Amaro da Imperatriz recebeu a visita do casal imperial Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina Maria de Bourbon, que mandou construir um prédio com quartos e banheiras para os visitantes em busca de alívio para suas dores. Em homenagem à Imperatriz, a localidade, que se chamava Caldas do Cubatão, foi rebatizada de Caldas da Imperatriz.

Cabe considerar também que as Águas Termais são consideradas entre as melhores do mundo: desta forma o Termalismo se torna atraente aos nossos turistas que vem em busca de relaxamento, conforto e beleza nas águas terapêuticas de Santo Amaro da Imperatriz.

Os benefícios das águas termais são inúmeros. Para o relaxamento ou até a cura de doenças; quem experimenta o banho pela primeira vez, tende a repetir a dose. Santo Amaro da Imperatriz é uma das cidades que oferece a água direto da fonte, aos 42°C, e localizada em meio à vegetação, dentro da propriedade do hotel centenário Caldas da Imperatriz.


TURISMO DE AVENTURA E ECOTURISMO

As montanhas imponentes da Mata Atlântica, as corredeiras e quedas do Rio Cubatão, constituem um verdadeiro Santuário Ecológico, as belezas e os mistérios da Serra do Tabuleiro, contribuem para que o Município se torne cada vez mais atraente aos que praticam o Ecoturismo e o turismo de aventura.

A FESTA DO DIVINO

Mesclada pela colonização açoriana e alemã Santo Amaro da Imperatriz é uma pequena cidade com aproximadamente 22.000 habitantes. Nela se realiza anualmente, desde 1854, uma forte manifestação de fé e cultura açoriana: A Festa do Divino Espírito Santo, hoje uma das difundidas manifestações religiosas e culturais na região.

Em Santo Amaro da Imperatriz a Festa do Divino Espírito Santo é realizada com pompa e circunstância atraindo, anualmente, milhares de devotos e foliões. A Festa do Divino sobreviveu a todos as processo desencadeado pela igreja católica e se afirmou como o grande evento social e religioso de Santo Amaro da Imperatriz.


STAMMTISCH

A Stammitsch, não existe em nenhuma outra parte do mundo da forma como é realizada no Brasil. Deixando de lado o nome original germânico "Strassenfest mit Stammtischtreffen", passou a se chamar apenas de Stammtisch e quer ser, sobretudo, uma "celebração à amizade".

Entrou para o calendário de eventos da Santur, órgão oficial de turismo de Santa Catarina e é realizada anualmente em diversas cidades catarinenses.

Stammtisch ou celebração à amizade é uma festa essencialmente alemã, onde há muita diversão, música, dança, cultura e gastronomia alemãs.

O cardápio de cada grupo varia de acordo com a cultura, os costumes ou a predileção de seus integrantes, sendo bastante comum o chopp, em especial o artesanal produzido nas cervejarias da região.

O ato de brindar, mais famoso da comemoração entre os participantes de cada grupo da Stammtisch, é o tradicional: ”ein prosit”!

Galeria de Fotos
Agenda
    Não há registros para serem exibidos