“Auf Wiedersehen” do Portal Turístico - Águas Mornas

É comum, hoje em dia, ao entrarmos em uma cidade, nos depararmos com um portal desejando-nos boas-vindas. E a frase mais usada é justamente essa: bem-vindos a... E, ao sairmos da cidade, costumamos ler a frase: volte sempre.

Quando construímos o nosso portal de boas-vindas, optamos por mudar a frase tradicional da saída justamente para enfatizarmos a nossa origem e valorizarmos o enorme predomínio de alemães, dentro do grupo de pioneiros que deram início à colonização do nosso município e que, hoje, ainda representa a maioria da nossa população de aproximadamente 5.500 habitantes.

E, pelo fato de muitas pessoas nos procurarem para saber o significado da frase “Auf Wiedersehen” escrita no portal, segue abaixo, um texto desenvolvido pelo Professor Renato Weingärtner, que é um grande conhecedor das tradições alemãs da nossa região.   

AUF WIEDERSEHEN – traduzindo, literalmente: “até um próximo reencontro”. Sinônimo das expressões “até logo”, “até breve”, “tchau”, “até mais ver”, “até mais tarde”, ou ainda “um breve adeus”.

Cumprimento de despedida muito comum entre os falantes do alemão na forma padrão “hoch Deutsch” e até nos mais diversos dialetos. Expressão de fortes valores sentimentais, podendo ser associada à alegria, à esperança, ao acaso, à sinceridade.

Aqui na nossa região, Águas Mornas e cidades vizinhas, nas quais residem muitos descendentes de alemães, dos quais muitos falantes, é normal o uso do cumprimento “Wiedersehen” (pronuncia-se widasen), sem o uso da preposição “Auf”, forma reduzida da expressão que também se observa em outros cumprimentos utilizados no dia a dia.

Por isso se alguém lhe falar “Auf Wiedersehen”, ou simplesmente “Wiedersehen”, lembre-se que esta pessoa está lhe dizendo que gostou muito de ter-lhe conhecido ou de ter estado com você.