Atrativos - Anitápolis

Ecoturismo
Cercada por montanhas e matas, Anitápolis tem excelente clima, com ocorrência de geadas no inverno e temperaturas médias entre 15ºC e 25ºC. Muitos rios cortam o seu território e caudalosas cachoeiras descem pelos vales. Destaque para as quedas dos Rios Povoamento, da Prata, Maracujá, Branco e do Meio Serrinha, além das trilhas para jeepcross e motocross, especialmente em Bela Vista, Santo Antônio, Serra da Garganta e Vermelho. Na Serra Geral, a 25 km do centro, pode-se praticar montanhismo. A cachoeira mais conhecida da cidade é a Cachoeira da Usina, recanto natural distante 500 m da sede municipal. Famosa por ser uma antiga usina hidrelétrica, foi transformada em área de lazer com infra-estrutura para preparo de refeições, lanches, churrascos, tem várias formações de piscinas naturais apropriadas para banho.

Site: www.anitapolis.sc.gov.br
Telefone: (48) 3256.0131


Edifícios Históricos
Constituem-se no Antigo Patronato Agrícola, na Casa Paroquial e no Marco Indicativo do Combate da Serra da Garganta, na Revolução de 30.


Pesque e Pague Recanto Feliz
Pesque e Pague Recanto Feliz oferece o aconchego da natureza associado ao prazer da pesca, proporcionando um dia de alegria a você e sua família ou ainda ao seu grupo de amigos. Peixes para pesca: tilápias e carpas. Além da pesca você pode aproveitar e fazer um passeio de cavalo.Serve almoço e café. O proprietário é o Sr. José Renato Effting. 

Horário de funcionamento: Todos os dias e nos finais de semana.
Telefone: (48) 8862-0876
Endereço: Rio Domingo - Estrada Geral Rio Cachimbo, s/n°


Serra da Garganta
A Serra da Garganta, a 18 km do centro, é um dos principais locais históricos de Anitápolis, onde aconteceu o Combate da Garganta, em 1930, ocasionado por um levante ocorrido nas Forças Armadas do Rio Grande do Sul em apoio a Getúlio Vargas. Os revolucionários gaúchos se dirigiram para Florianópolis, via Anitápolis (Estrada da Serra da Garganta), pois a mesma era unica ligação do Sul do Estado com a capital. Lá, estavam entrincheirados civis e soldados da Força Pública de Santa Catarina. Naquele ponto estratégico desenvolveu-se um violento combate, a última batalha travada em território catarinense da Revolução de 1930, ocasionando mortes e feridos. O Local tem grande beleza natural.