Notícia
11/12/2018

Governo da Alemanha doa 180 mil euros para recuperação de acervo do Museu Nacional

Governo da Alemanha doa 180 mil euros para recuperação de acervo do Museu Nacional

RIO - O cônsul-geral da Alemanha, Klaus Zillikens, entregou ao diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, um cheque simbólico no valor de 180.800 € (cerca de R$ 800 mil) em um evento na manhã desta segunda-feira, no auditório do Zoológico, na Quinta da Boa Vista. O valor será usado para a compra de materiais emergenciais para o trabalho de resgate e recuperação de peças do acervo nos  escombros, como computadores, máquinas fotográficas e lupas. A verba  parte do montante de até um milhão de euros que o governo alemão se prontificou a destinar à recuperação do Museu Nacional, que foi destruído em um incêndio em 2 de setembro. 

- Esse valor é parte da nossa ajuda emergencial para a recuperação desse acervo histórico do Brasil e do Mundo. Temos o compromisso de acompanhá-los durante os próximos passos e disponibilizar mais recursos no futuro. Já tivemos na Alemanha episódios parecidos, como o incêndio da biblioteca de Weimar, em 2004, e o desmoronamento do arquivo municipal de Colônia, em 2009 - afirmou Klaus.

Na ocasião, foi apresentada parte dos cerca de 1.500 itens já resgatados dos setores de mineralogia, arquivologia e etnologia, como uma urna marajoara pré-descobrimento do Brasil e um antropoformo peruano do período pré-colombiano que pertencia à coleção de Dom Pedro II. 

Fonte https://oglobo.globo.com/rio/governo-da-alemanha-doa-180-mil-euros-para-recuperacao-de-acervo-do-museu-nacional-23294479?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=O+Globo&fbclid=IwAR0EzOgoaWyMDgM5muiDPEDhZ68a880wXTsABq4uQ5lVNduRyj6s2RqGhqw

Listar todas as notícias